Todos os grupos são formados por características que seus integrantes têm em comum, por exemplo, na biologia os seres vivos são classificados em espécie, gênero, família e etc.
Cada grupo desses possui certos requisitos básicos, características que todos os que estão dentro devem possuir.
Digamos, então, que exista o grupo Empreendedor. Nele estão todos os empreendedores, mas podemos ser mais específicos: esse grupo pode ser dividido, criando, assim, os grupos Empreendedores de Sucesso e Empreendedores Sem Sucesso.
Vale lembrar que o que importa agora não é quem faz parte de qual, e sim o que separa um do outro! E isso já vamos entender.
Olhando por uma perspectiva mais simples, conseguimos visualizar claramente três características que formam personalidade dos Empreendedores de Sucesso:
1° – Capacidade de Inovar
A inovação não é necessariamente fazer algo totalmente novo ou fora da caixa, pode ser, simplesmente, seguir o seu próprio caminho para desenvolver a sua técnica.
Isso vai de atender o cliente de maneira especial até desenvolver um produto que não seja obrigatoriamente revolucionário mas até sendo mais simples, trazendo respostas satisfatórias de uma forma diferente, percorrendo um caminho mais fácil.
A ideia da inovação é você olhar para o mercado e identificar o que você pode fazer diferente, onde você pode deixar a sua marca apenas por não seguir a maré.
2° – Radar para Oportunidades
Um Empreendedor de Sucesso não espera a oportunidade aparecer, não existe uma pessoa bem-sucedida que seja acomodada.
É necessário, em qualquer área da vida, que seja exercitada a capacidade de tomar a iniciativa. Oportunidades são um corredor veloz, ou você persegue elas ou elas passarão sem que você sequer perceba.
Mas além de perseguir as oportunidades, você precisa criá-las. Elas não surgirão do nada. Algumas pessoas usam a fala “o universo está a favor”, ou até “o universo promete” como desculpa para continuarem no comodismo, mas o que elas não sabem é que o universo não promete nada, elas que escutam vozes às vezes.
3° – Crescimento do Negócio
Ainda falando sobre comodismo, você, empreendedor, não pode simplesmente aceitar a posição atual da sua empresa, por mais que ela seja “boa”. Se a empresa não tem um processo de crescimento a longo prazo, ela fará o percurso inverso, ou seja, ela vai decrescer.
O crescimento é um processo contínuo, não importa as dificuldades que todo o mercado está passando agora, você pode e precisa se destacar positivamente. Tudo depende da sua estratégia.
Se a economia está mal, você precisa de uma estratégia parar crescer na média do mercado, se todas as empresas caíram, você precisa cair menos, e assim por diante.
E aí, pronto para tornar essas ações em hábito e entrar para o grupo dos Empreendedores de sucesso?
Acompanhe a gente em nosso Instagram para saber mais sobre Gestão Empresarial, E-commerce e Marketing!
Clique, para você vender mais com a internet!