Qual é o segredo dos produtos que vendem muito?

O sonho de qualquer comerciante é ver seus produtos vendendo todos os dias, certo? Mas muitas vezes esse sonho parece distante, e até impossível dentro de um e-commerce.

Pensando nisso, trouxemos 6 características de um Produto Estrela para você vender todos os dias!

1- Ticket Médio

O Ticket Médio é o preço que o cliente paga pelo seu produto.

O ideal é que ele esteja entre R$100 e R$200 – abaixo de R$100 implica na percepção de valor que o comprador tem, acima de R$200 se torna uma compra arriscada, que faz o cliente pensar mais e acaba deixando a compra “para depois”.

2- Concorrência e Competitividade

A princípio, parece algo ruim ter uma grande concorrência no e-commerce, mas isso é algo extremamente necessário e vou te explicar o porquê:

Se seu nicho/produtos não têm concorrência, existem duas opções: ou você encontrou uma mina de ouro, ou uma grande bomba. E na maioria das vezes, a segunda opção é a certa.

No quesito competitividade, você precisa ter em mente que o preço do seu produto não pode estar muito abaixo da média e nem acima. Abaixo da média passa a imagem de que é de qualidade inferior ou que o produto em si não tem valor, e isso é exatamente o oposto do que você quer, concorda?

Já um preço muito acima da média causa o efeito que falamos acima no ticket médio: faz a pessoa repensar a compra e pesquisar outras opções. E é claro que ela não vai pagar R$50 ou até R$100 mais caro pelo mesmo produto!

3- Peso e Volume

O custo do frete é uma das principais causas do abandono de carrinho no e-commerce brasileiro, por isso, o peso máximo deve ser 5kg e precisa medir menos de 0,3m³ para esse custo não sair tão salgado. Assim, até mesmo o manuseio e a embalagem do produto é mais fácil.

4- Frequência de compra

O produto estrela é sempre algo que precisa ou pode ser recomprado – por exemplo, uma escova de dentes!

Assim, você economiza até mesmo no custo de aquisição dos clientes, pois uma vez que eles compraram, as chances de voltar a comprar na sua loja são bem maiores.

5- Reposição rápida de estoque

Um dos grandes vilões das vendas é a falta de estoque. Depender de apenas um ou poucos fornecedores pode acabar quebrando você. Garanta que seu produto tem uma reposição fácil e rápida, e não deixe seu cliente esperando!

6- Markup

O Markup é um dos índices usados na hora de formar o preço de venda de um produto ou serviço. Ele é uma fórmula que envolve as despesas operacionais, margem de lucro e custo de produção!

Assim, se seu produto custa R$50 para ser produzido (incluindo impostos e custos variáveis), seu Markup deve estar entre 2 e 2,5x. Ou seja, você deve vender por R$100 ou R$125 – considerando, claro, que esse seja o preço médio desse produto no mercado.

E aí, a quais dessas características você já tinha prestado atenção? Quantos produtos seus gabaritaram? Conta pra a gente nos comentários!

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