PIX: O que é e quem pode usar?

O PIX está chegando e vai revolucionar o varejo!

Nos últimos meses, muitos brasileiros que ainda resistiam ao e-commerce aderiram às compras via internet.

Os efeitos desse aumento da demanda foram imediatos no mercado: o faturamento do comércio eletrônico cresceu em relação ao ano passado e, como era esperado, houve também uma expansão no número de lojas.

O PIX, novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, tem potencial para alterar de forma significativa o dia a dia do varejo, conferindo ainda mais importância para o ambiente digital.

Mas o que é o Pix?

O nome do novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central foi inspirado no termo Pixel. E a proposta é que o modelo ajude no processo de eletronização do mercado brasileiro.

Na prática, o que se espera é que os processos de pagamentos eletrônicos sejam simplificados, eliminando os intermediários.

Sob a perspectiva do varejo, têm sido indicados como principais benefícios:

1 – Redução do tempo das transações, uma vez que a transferência é feita de forma instantânea, sem precisar esperar, por exemplo, a compensação dos valores.
2 – Multiplicidade de opções, porque num único sistema é possível usar QR code, chaves de endereçamento e os pagamentos por aproximação (contactless).

Quem pode usar o Pix?

Num momento em que o acesso ao e-commerce torna-se mais democrático, a chegada do Pix pode estimular ainda mais os negócios no segmento.

Primeiro, porque os próprios varejistas terão condições de organizar melhor os recebimentos, sem a necessidade de intermediação de um agente financeiro.

Do ponto de vista dos consumidores, o Pix permite que o comércio eletrônico atenda pessoas “desbancarizadas” que, até então, tinham dificuldade para fazer a compra pela internet.

A estimativa é que exista um enorme contingente de cidadãos nessa situação, algo em torno de 45 milhões de pessoas.

Fonte: Gustavo Chapchap (E-commerce Brasil)

Quer receber uma análise gratuita da presença do seu negócio na Internet? Entre em contato!

Para mais conteúdo como esse, siga-nos no Instagram.

Clique, para você vender mais com a internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *