Negócios: Qual o seu nível de maturidade e quais erros deve evitar?

Ter consciência de onde você se encontra e onde pretende chegar é o ponto de partida para evoluir os seus negócios.

Muitos gestores de lojas virtuais procuram pela fórmula mágica para alavancar seus negócios da noite para o dia. Assim, é normal que se frustrem ao perceber que, na realidade, a evolução deve acontecer primeiro em sua mentalidade e então ser transferida pra seus negócios.

Num quadro geral, os gestores podem ser segmentados em três níveis. E esses níveis possuem ligação direta com o nível de maturidade do gestor diante dos negócios que ele gerencia.

Nível 1:

Os gestores desse nível possuem pouco conhecimento sobre o mercado, e sobre as ferramentas que possam ajudá-los a escalar seus negócios. Em sua maioria, ainda não possuem um loja virtual e operam seus negócios pelas redes sociais.

Ainda assim, não possuem nenhum plano de negócio e não se empenha para manter uma constância em sua presença online.

Nível 2:

Já nesse nível, possuem um maior nível de maturidade. Com uma loja virtual implantada, utilizam as redes sociais como suporte, mas ainda não possuem nenhuma estratégia de gerenciamento dessas redes (como um cronograma de postagem, ou um número de postagens semanais mínimo definido).

Eles são conscientes de que existem ferramentas que podem auxiliar no processo de escala do negócio, mas ainda não tem confiança para investir em uma estratégia que as inclua.

Nível 3:

O nível três é o mais maduro. Assim, o gestor já possue uma loja online implantada, investe em tráfego pago, possui uma boa estratégia de distribuição de conteúdo nas redes sociais, um público alvo definido e investe em um relacionamento estratégico.

Esse é o gestor que está preparado para investir nas ferramentas e estratégias que irão alavancar sua vendas, porque sabe o que precisa fazer e como fazer.

Ter conhecimento sobre qual desses níveis te representa é muito importante, uma vez que irá abrir os seus olhos para os pontos de melhoria que precisa fazer em sua mentalidade e em seus negócios para evoluir.

O primeiro passo é identificar o problema e então agir para corrigi-lo!

Sabendo qual é o seu nível, existem alguns erros na gestão que você deve evitar cometê-los a todo custo! Separamos 5 erros que atrasam a evolução da sua loja:

5 erros para evitar na gestão de uma loja virtual

1. Querer aproveitar os resultados antes de conquistá-los

É muito comum que as pessoas iniciem uma loja após se motivarem em alguém que já obteve sucesso. O problema é quando você só enxerga os resultados dessas lojas e se esquece que também existem obstáculos durante a construção!

Lembre-se que problemas sempre irão surgir, mas mantenha o foco no processo e os resultados irão surgir com o tempo.

2. Ter muitas tarefas programadas, começar todas elas, mas não terminar nenhuma!

Essas tarefas se perdem no tempo, devido a compromissos urgentes, novas ideias que surgem entre o desenvolvimentos das antigas e etc. O problema é que isso gera frustração!

Então planeje criteriosamente os seus projetos e siga o planejamento até o fim. Mesmo que pareça difícil, isso irá te fazer evoluir cada vez mais rápido, e irá abrir espaço para que outros projetos possam ser efetivados.

3. Ser tolerante demais aos problemas

Não é um problema ser uma pessoa que não se abala fácil quando as coisas saem do controle. O problema é enxergar os problemas que ocorrem (um erro na integração do seu ERP, pequenos problemas no seu checkout, falhas em responder seu clientes via whatsapp, entre outros) e não se posicionar para resolvê-los o mais rápido possível!

4. Querer fazer apenas coisas divertidas

Esse erro é o mais grave para quem está iniciando em uma loja virtual e realiza todos os processos sozinho (do financeiro até o empacotamento do produto). Se você ignorar as partes difíceis, a sua loja nunca irá evoluir como deveria.

5. Ignorar a concorrência

Construa o hábito de observar o trabalho dos seus concorrentes, pelo menos uma vez na semana, para entender o movimento do mercado e estar preparado para possíveis mudanças, que ocorrem naturalmente em qualquer nicho.

Esses erros são comuns, mas ainda assim atrasam de forma significante o desempenho de muitas lojas. Estar atento a eles e corrigi-los sempre que possível, pode ser a diferença que fará seus clientes escolherem você, e não concorrência. Fique atento!

E então, qual é o nível da sua gerência e quais desses erros você já cometeu?

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