Conteúdo para produtos: Desejo x Necessidade?

A primeira pergunta que você deve fazer para começar a produzir conteúdo na internet é: Meu produto/serviço é de desejo ou necessidade?

Isso é importante para saber escolher a estratégia que melhor se encaixa com o seu público…

Entenda a diferença entre desejo e necessidade:

NECESSIDADE – é um estado de privação de uma satisfação básica e está relacionada a alimento, abrigo, segurança. São atributos inerentes ao ser humano e não precisa de estímulo.

DESEJO – são carências específicas, com objetivo de satisfazer uma necessidade. O desejo pode variar de acordo com vários fatores, como cultura, religião, preferências pessoais, etc.

O ideal é usar um padrão para cada tipo:

PARA PRODUTOS DE NECESSIDADE

Utilize o padrão PROBLEMA > CAUSA > SOLUÇÃO + CTA. Se seu produto se encaixa nesse tipo, apresente o problema, as causas do problema e as soluções.

Após isso, seu leitor estará com nível de consciência necessário para adquirir seu produto. Nessa parte você entra com a Chamada pra Ação (CTA).

PARA PRODUTOS DE DESEJO

Utilize o padrão ATENÇÃO > INTERESSE > DESEJO > AÇÃO (CTA). Caso seu produto se encaixe nessa modalidade, você precisará primeiro chamar a atenção do seu cliente, despertar o interesse e desejo, para só depois fazer a chamada para ação.

Após isso, o cliente vai perceber que a sua oferta vai realmente atender as suas necessidades. Aqui, o cliente estará apto para o próximo passo (compra). Nesse caso utilize gatilhos mentais e faça uma chamada para ação.

Antes de iniciar qualquer estratégia, busque conhecer bem o seu público, para você falar da maneira certa, para a pessoa certa. Isso com certeza irá melhorar seus resultados.

Quer implementar sua estratégia digital agora mesmo? Entre em contato.

Para mais conteúdo como esse, siga-nos no Instagram.

Clique, para você vender mais com a internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *