Como vender se não sabe para quem oferecer?

Você conhece os seus clientes? Para saber para quem você deve oferecer seus produtos, você deve, e muito bem!

Por muito tempo o produto foi o principal foco do processo de vendas. Com a evolução da comunidade, a visão de que o cliente deve ser o ponto principal de qualquer estratégia de vendas surgiu.

A partir da necessidade de entender melhor o cliente, surgem duas formas de se classificar a grande massa de características e personalidades diferentes no planeta.

Em uma primeira etapa temos o “público-alvo”, que agrega características gerais de um grupo comum e mais “genérico” de pessoas. Veja o exemplo:

Público 1: Mulheres de 20 a 40 anos, com ensino superior completo, residindo no estado da Bahia.

Público 2: Homens de 30 a 60 anos, com renda acima de dois salários mínimos, casados e residindo no estado de São Paulo.

Como descrito acima, o público alvo se restringe a características gerais de um grupo de pessoas.

Para aprofundarmos o nosso conhecimento em relação ao nosso público, teremos que determinar a nossa persona.

Diferente do público-alvo, essa determina características mais profundas do tipo de pessoa que você quer atingir, como a personalidade, hábitos e círculos sociais.

Para compreender melhor, vamos a dois exemplos:

Persona 1: Homem do campo, simples, amante de rádio e rodeios. Tem o hábito de acordar as 5am e tomar seu café escutando as notícias do dia, convive com uma família humilde e se relaciona bem com seus amigos, que trabalham na mesma fazenda que ele.

Persona 2: Jovem universitário, que divide o tempo entre estudar e ir à academia nas horas vagas. Fascinado por músicas eletrônicas e rock. Por morar longe dos pais, se relaciona principalmente com seus colegas da faculdade.

Ambas as estratégias procuram entender melhor o público a quem o seu produto é destinado. Sendo a definição do público alvo uma seleção mais superficial, e a persona uma análise mais aprofundada do consumidor.

Entender quem compra o seu produto é fundamental para entender como vendê-lo, nunca se esqueça disso!

Se você quer vender, mas não sabe para quem oferecer, a Clique pode te ajudar! Entre em contato.

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