Como criar um blog

Você já tem um blog? Sabe como criar um? Iremos dar o passo a passo de como criar um blog do zero de maneira simples e que será item indispensável para sua presença online.

Talvez sua empresa está com uma presença online fraca por falta de um blog. Caso você persista nesse erro, com certeza, estará perdendo potenciais clientes que podem acessar seu blog, ter acesso aos conteúdos e comprar seu produto/serviço.

Mas fica tranquilo. Nesse artigo vamos explicar o passo a passo de como criar um blog.

Passo a passo de como criar um blog

Se você tomou a sábia decisão de criar um blog confira o passo a passo:

1 – Escolha um domínio

Antes de tudo escolha um domínio para seu negócio, e aqui vão algumas dicas:

  • Evite palavras confusas, difíceis de pronunciar e escrever;
  • Busque uma combinação de palavras que seja fácil lembrar e que faça sentido;
  • O domínio do blog e o título do blog devem se relacionar;

Definido o domínio agora você deve pesquisar para saber se está disponível e comprá-lo. Para a compra de domínios, no Brasil, nós recomendamos o registro.br. Porém, existem diversos outros meios de registrar. Cabe a você escolher qual a melhor opção.

2 – Defina a sua hospedagem

Você já escolheu seu domínio (endereço), agora está na hora de construir sua casa. Existem diversos servidores de hospedagem e indicamos a leitura do artigo como hospedar um site de um dos nossos parceiros.

Nesse artigo, o autor irá mostrar os principais servidores do mercado e como fazer o processo de hospedagem.

3 – Instale o seu blog(WordPress)

Para a escrita dos seus artigos e para uma melhor otimização do conteúdo, indicamos a escolha de um CMS (Content Management System), trocando em miúdos, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

No mercado existem alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo como:

Nossa dica é escolher o WordPress. Além de ser o mais usado no mundo, essa ferramenta possui um ecossistema absolutamente fantástico em torno dele. São milhões de temas, plugins e extensões que transformam o WordPress em praticamente qualquer tipo de site, de redes sociais a ecommerce, passando por portfolios e sites pessoais.

4 – Defina o design do seu blog

Na internet você vai encontrar diversos templetes para seu blog. Geralmente esses templetes já vem otimizados para todo tipo de uso, podendo ser pago ou gratuito.

Entre os melhores lugares para buscar esses templetes são Theme ForestElegant Themes e a Galeria do WordPress.

O processo de escolhe é bem simples. A ideia principal é adequação ao uso. Se for fotografo, com certeza irá precisar de mais fotos. Caso seja algo mais autoral, precisará de mais espaço para escrever e poucas imagens.

No processo de escolha, veja se o tema é responsivo, as avaliações dadas pelos usuários e se existe suporte.

5 – Produza seus conteúdos

Pronto! Agora está tudo organizado e bonitinho, mas o que adianta um blog sem conteúdo? A ideia principal será atrair tráfego com o conteúdo que você publica.

Sem textos que capturem a atenção do seu leitor e o mantenham querendo sempre mais, você está quebrado!

Faça textos que trazem uma solução para a pessoa. Por exemplo, caso você seja um fotógrafo, crie um post com dicas de como tirar a foto ideal ou como posicionar a câmera. Enfim… algo que as pessoas procurem e você possa ajudar.

Agora que você já sabe o passo a passo de como criar um blog, já pode “colocar as mãos na massa” e tentar fazer um sozinho, porém caso surja alguma dúvida entre em contato conosco que será um prazer poder ajudar.

Somos Especialistas em Vendas Online


[recaptcha]

3 thoughts on “Como criar um blog”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: