Carrinho Abandonado: Dicas para Recuperar

Com uma média de 60% a 75% de abandono de carrinho, este problema é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos lojistas.

Persista com o carrinho

Manter o carrinho intacto, ou seja, deixar o item disponível pode ser uma boa estratégia.

Muitas pessoas podem ter fechado guias sem querer, esquecido de concluir a compra ou feito simulação de frete e opções de pagamento.

Manter o carrinho intacto e mandar um e-mail de lembrança para o consumidor sobre os produtos que estão esperando é uma forma efetiva de restabelecer contato com seu consumidor. (Confira o app CartStack para recuperação de carrinho abandonado)

Captura do e-mail para carrinho abandonado

Pedir para o usuário o e-mail no início do processo de checkout aumenta, significativamente, a chance de recuperação de carrinho. Afinal, com o e-mail do usuário já no sistema, o segundo contato é facilitado.

Mostre valor

Ao mandar um e-mail de contato, visando a recuperação de carrinho, tenha certeza de mostrar algum tipo de vantagem sobre comprar na sua loja.

Frete grátis, cupons de desconto, troca grátis, seguro e assim por diante, são alguns exemplos.

Crie urgência

Mensagens como estoque limitado ou poucas unidades disponíveis despertam o sentimento de urgência no usuário. Especialmente se aquele item é um produto desejado.

Parecem simples e óbvias demais. Mas, são pequenas coisas que podem ser automatizadas através de ferramentas que conseguem garantir a recuperação de carrinho abandonado.

O seu e-commerce não precisa de dicas e soluções mega inovadoras para desempenhar melhor. Na realidade, são passos simples que, se seguidos, garantem resultados bons para o seu e-commerce.

É sempre importante se colocar no lugar do usuário também. Mande e-mails que sejam a cara da sua loja, que conversem com o seu cliente e que mostrem o porquê do seu produto ser necessário.

Fonte: Thiago Sarraf (E-commerce Brasil)

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