Um site lento é sinônimo de rejeição!
Parece um pouco dramático não é? mas é a mais pura verdade!
Um site que ultrapassa os três segundos de carregamento em mobile, tem em média 53% de abandono do carrinho! (Segundo o CEO do Google Brasil, Fábio Coelho).
Agora você entende? bastam alguns segundos a mais de carregamento e um grande número de vendas são perdidas em seu site. Temos que fazer algo a respeito não é mesmo?
Preste bastante atenção nas dicas a seguir e pare de perder vendas por causa da lentidão!
1- Opte por hospedagem dedicada
Em uma hospedagem dedicada, o servidor serve de forma exclusiva à sua loja, o que permite maior rapidez no acesso. As hospedagens compartilhadas podem ser mais baratas, porem isso limita o uso da RAM, gerando lentidão.
2- Otimize as imagens
Utilizar formatos mais atuais de imagem como o JPEG XR ou WebP é uma boa maneira de compactar suas imagens de forma mais efetiva, o ideal é que cada imagem tenha aproximadamente 100kb.
Quando menor o peso, mais rápido o carregamento.
3- Adiar as imagens fora da dobra
No primeiro acesso ao seu site, o usuário só consegue enxergar as imagens que estão acima da dobra. Porém, todas as imagens carregam ao mesmo tempo, mesmo ele não consiga ver.
A dica é programar essas imagens para aparecer apenas quando o usuário rolar a tela, reduzindo o número de imagens que serão carregadas no primeiro momento.
4- Elimine recursos que impedem a renderização
Insira in-line os pequenos arquivos externos de CSS e os scripts de Java necessários para a renderização da página. Desse modo você evita a solicitação de redes extras e deixa o site mais ágil ao carregar.
5- Aproveite o cache dos navegadores
Acione o seu servidor para que os navegadores possam salvar o conteúdo das suas páginas em cache. Isso irá guardar o conteúdo do seu site no computador ou mobile do usuário. Tornando o próximo carregamento mais rápido.
6- Remova recursos não utilizados
Remova e/ou adie o carregamento de códigos JavaScript e CSS que não estão em uso. Assim você reduz o consumo desnecessário de bytes da atividade de rede.
Gostou do conteúdo? Siga a Clique no Instagram!
Clique, para você vender mais com a internet.