6 Erros no atendimento ao cliente

Acredite, ninguém quer ter um cliente insatisfeito! E sabemos que o atendimento ao cliente muitas vezes não é fácil, mas é crucial para a construção de uma boa reputação.

Então, vamos a uma lista de ações que devem ser evitadas:

1. Não conhecer o perfil do cliente

Quando você não entende o perfil do seu cliente, você não é capaz de definir qual a melhor forma de atendê-lo, o que já dificulta e empobrece a percepção dele a respeito do seu serviço.

Mandar emojis? Usar áudio ou texto?

A forma de atendimento varia de acordo com o cliente, então é importante possuir maneiras de identificar qual o perfil da pessoa com quem você fala.

2. Não ter as ferramentas corretas ou ter ferramentas limitadas

Atualmente existem diversas formas do cliente contatar uma empresa, como o E-mail, telefone fixo, whatsapp entre outros.

Mas o ponto chave é identificar através do perfil do seu cliente, qual a melhor ferramenta para atendê-lo, e incrementá-la em seu sistema de atendimento.

3. Não possuir agilidade

Tempo é dinheiro! e isso vale tanto para você como para o seu cliente, na dúvida, assuma que o seu cliente precisa ser atendido o mais rápido e da melhor forma possível.

Lembrando, o padrão de atendimento deve ser o mesmo independente da plataforma!

4. Não resolver o problema do cliente

Parece óbvio não é? Mas nem sempre a solução para o problema do cliente está em suas mãos (imagine um cliente insatisfeito por um atraso gerado pelos correios).

Nesses casos, a informação pode ser uma solução, mesmo que você não possa resolver o problema, forneça a informação disponível para que ele possa tomar uma decisão.

5. Ter poucos canais

Vivemos na era do ominichannel, onde clientes de diversos gostos optam por ferramentas diferentes para conhecer o seu serviço. Então, busque oferecer o máximo de oportunidades para que ele possa entrar em contato com você.

6. Transferir a responsabilidade

Se o cliente adquiriu um produto em sua loja, a responsabilidade sobre todos os processos é sua. Jamais transfira a responsabilidade, assuma os erros, mesmo quando não puder resolvê-los de forma imediata.

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